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Como começar e não desistir de fazer exercícios físicos?

Como começar e não desistir de fazer exercícios físicos?

Se tem uma frase que virou praticamente um bordão em torno dos exercícios físicos é a famosa “na próxima segunda, eu começo”, não é verdade? O que acontece é que grande parte das pessoas tem sim a intenção e vontade de inserir uma atividade física na sua rotina e conhece muitos benefícios relacionados à saúde, porém, muitas vezes não sabe por onde começar e principalmente como manter o ritmo e estímulos para não desistir após a animação das primeiras semanas.

Pensando nisso, hoje vamos te mostrar as principais vantagens de praticar exercícios físicos, um passo a passo por onde você deve começar da forma correta e dicas especiais para não desistir e tornar esse momento de cuidar do seu corpo e da sua mente em um momento delicioso e só seu. Vem ver!

Confira quais são os principais benefícios da prática de exercícios físicos

Promove uma incrível sensação de bem-estar

A prática de exercícios físicos promovem bem-estar graças à liberação de endorfina, um famoso hormônio produzido pela glândula hipófise no cérebro humano, tendo ação analgésica imediata, auxiliando diretamente a mente e o corpo.

E mais do que isso, quando praticados todos os dias – ou quase todos – aumentam relativamente a sensação de prazer, humor, autoestima, relaxamento e autoconfiança ajudando como um todo na qualidade de vida.

Pode ser um poderoso remédio aos que sofrem de ansiedade e depressão

Os neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina são responsáveis pela regularização do sono, humor, ritmo cardíaco, apetite e memória. E ao praticar exercícios físicos, ocorre um aumento considerável na produção e liberação dos mesmos ao corpo.

Normalmente quando estes neurotransmissores estão em baixos níveis no sangue, causam depressão e ansiedade, logo, ao praticar atividades que ajudam a aumentar a quantidade dessas substâncias no organismo, elas auxiliam no combate dessas doenças perigosas que cada vez mais ganham espaço na vida dos brasileiros.

Além disso, os exercícios físicos ajudam a melhorar a qualidade do sono, fazendo com que as pessoas durmam mais rápido e tenham um sono mais reparador.

Diminui a pressão arterial

Exercícios aeróbicos como corridas e caminhadas, quando feitos regularmente, auxiliam na diminuição da pressão arterial e também melhoram a circulação do sangue, sendo excelentes vantagens para pessoas hipertensas.

E mais do que isso, a prática de exercícios físicos diminuem o risco de doenças cardiovasculares como derrame cerebral, infarto e aterosclerose, uma vez que melhoram os níveis de colesterol considerado bom, reduzem o colesterol ruim e também os triglicerídeos.

Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico

Os exercícios físicos fortalecem o sistema imunológico, logo, ativam as células de defesa do organismo, possuem ação antioxidante e estimulam a produção de substâncias anti-inflamatórias aumentando a capacidade do corpo humano de combater infecções, permitindo que você viva mais momentos gostosos nas suas pausas.

Fortalece articulações e ossos

Você já deve ter escutado que musculação e caminhada são exercícios que ajudam a fortalecer as articulações e também os ossos, pois além de promoverem o crescimento ósseo, também auxiliam no aumento da sua densidade e resistência.

Pensando nisso, principalmente para a terceira idade, os exercícios físicos feitos de forma correta beneficiam com a prevenção da osteoporose e também com a redução do risco de quedas, lesões e fraturas relacionadas à fraqueza dos ossos.

Passo a passo para começar a fazer exercícios físicos

Antes de colocar uma roupa confortável e partir para fazer exercícios físicos é preciso tomar alguns cuidados, principalmente para evitar lesões ósseas, musculares e ligamentares, além dos riscos ligados a doenças cardiovasculares. E claro, se a ideia é começar a praticar atividades e não parar tão cedo, você também deve seguir algumas dicas antes de dar o play no treino. Confira abaixo 3 passos primordiais.

  • Marque uma consulta médica: antes de começar ou então recomeçar a praticar atividades físicas, é fundamental que você agende e vá a uma consulta médica. Uma vez que fazer um check-up antes de iniciar a prática desportiva é muito importante, principalmente porque algumas pessoas têm problemas de saúde e não sabem disso. Sendo assim, uma consulta preventiva se faz necessária para descobrir se existem restrições patológicas.
  • Opte por uma modalidade divertida e com a sua cara: no momento de escolher com qual atividade começar, esqueça as que estão na moda e também não leve em consideração aquelas que você pensa em fazer somente porque seus amigos as praticam. Porque mais importante do que tudo isso, é encontrar uma modalidade, ou mais de uma, com que você se identifique e goste de verdade. Nem que seja apenas um jogging de 30 minutos ou uma caminhada leve. O que vale é criar o hábito de se exercitar e não parar, unindo a atividade com o que você gosta de fazer. E se precisar de um up na energia, conte com as nossas barras de proteína, elas com certeza vão adicionar mais sabor aos momentos de treino, fazendo com que esse seja um momento único e só seu!
  • Comece aos poucos e sem pressa: para iniciar um exercício, o ideal é que seja feito de maneira progressiva, aos poucos, do simples ao mais complexo, para que os seus objetivos sejam alcançados de forma correta e eficiente. Até porque começar já no modo “hard” e mais intenso quando não se está preparado – física e mentalmente – é um grande erro, que muitas vezes é a razão pela qual a maioria das pessoas desiste. Então, vá aos poucos e, no começo, faça exercícios pelo menos 3 vezes por semana e uma pausa no meio. Lembre-se de que a constância é a melhor amiga daqueles que buscam resultados e não necessariamente a intensidade mais alta.

Confira 5 dicas para não desistir dos exercícios

Separamos algumas dicas para ajudar você a manter-se empolgado e estimulado na prática de atividades físicas sem querer desistir! Dê só uma olhada.

Defina metas possíveis de serem alcançadas

Uma forma bastante eficaz para te ajudar a não desistir de praticar exercícios físicos é estabelecer metas realistas e possíveis de serem alcançadas. Principalmente no começo, é muito comum que as pessoas façam planos e coloquem em suas rotinas exercícios com intensidade alta ou então estabeleçam uma grande perda de peso em pouco tempo.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, isso acaba sendo prejudicial e uma das grandes razões das frustrações por não alcançar o que foi planejado.

Sendo assim, o ideal é evitar colocar treinos muito pesados todos os dias na sua rotina, no começo. Por isso, vá aos poucos até criar o hábito de treinar e o seu corpo se acostumar com esse seu novo estilo de vida, porque após o estabelecimento do hábito será muito mais difícil você desistir.

Controle seus progressos

Independentemente de qual seja o seu objetivo principal ao começar a fazer exercícios físicos, estipular metas pessoais irá te ajudar a manter a motivação e conseguir superá-las será ainda mais motivador.

Aumentar o tempo de exercícios, ficar mais tonificado, perder peso, conquistar uma barriga mais fit, ter mais resistência, ser mais saudável, dar um gás na disposição, mandar a ansiedade embora, são todas incríveis razões para começar uma atividade física agora mesmo.

Então nada melhor do que acompanhar seus resultados – anote-os, se for preciso – porque é por meio deles e das mudanças no corpo e na mente que você se sentirá mais motivado a continuar. E se no momento de pausa entre um exercício e outro você precisar fazer um lanchinho gostoso e saudável, conte com as nossas maravilhosas barras de fruta.

Procure companhia e não fique sozinho

Contar com os amigos, colegas de trabalho e vizinhos no treino pode ajudar muito a manter o compromisso com os exercícios físicos, pois além de deixar os dias na academia ou ao ar livre mais agradáveis e divertidos, parecendo que o tempo passa mais rápido, você ainda pode fazer desafios e cobrar – no sentido bom da palavra – os resultados mutuamente.

Deste modo, alcançar seus objetivos fica mais fácil ao lado de pessoas conhecidas, além de aumentar a disposição, porque um acaba motivando o outro. E se o objetivo é tornar o corpo mais saudável, que tal incluir as nossas barras de cereal na sua rotina e também no dia a dia dos seus colegas fazendo das pausas um momento delicioso?

Capriche na playlist dos treinos

Não tem nada mais motivador na hora do treino que ouvir as músicas que você mais gosta e isso é comprovado, sabia? Ao curtir as músicas, o cérebro faz com que o corpo responda positivamente aos exercícios.

Faça uma playlist bastante eclética e animada, pois isso te ajudará a mover-se e a exercitar-se no ritmo das músicas, conforme você as escuta, tornando o seu momento de exercícios em uma parada só sua.

Insira os exercícios na sua rotina

Para alcançar uma regularidade nas idas à academia, uma boa dica é marcar os treinos na agenda. Dessa maneira você mudará a forma de encarar a prática de exercícios físicos, sendo realmente um compromisso diário, evitando que você dê a si mesmo desculpas por não haver disponibilidade.

Sendo assim, defina dias e horários para cuidar do seu corpo e da sua mente. E mais, criar esse hábito irá te auxiliar a espantar a falta de vontade e preguiça de treinar, confie!

Então, se o assunto é começar e não desistir de fazer exercícios, siga nossas dicas direitinho e não esqueça que se precisar de uma dose extra de proteína para nutrir corpo e mente, conte com as nossas barras de proteínas práticas e deliciosas, que vão transformar todas as suas pausas e também seus treinos em um momento delicioso e só seu, aquele momento que só NUTRY!

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