Descubra o que este fruto de origem amazônica pode fazer pela sua saúde.
Você gosta de comer açaí? Pois saiba que por ser uma superfruta, este alimento traz diversos benefícios para a saúde e pode ser até um aliado para o seu coração. Confira a seguir 4 motivos para acrescentar o açaí em sua alimentação.
1. Antioxidante
De acordo com Rodrigo Vianna, nutricionista e personal diet formado pela Universidade de Vila Velha (UVV-ES), o açaí é um poderoso antioxidante. “Isto faz com que ele seja capaz de neutralizar radicais livres, substâncias que em excesso causam inúmeros prejuízos ao nosso organismo, como doenças degenerativas (Alzheimer, Parkinson, etc.) e anormalidades no controle da glicose e lipídeos no sangue”, explica.
2. Proteção para o coração
Vianna aponta que, graças ao alto conteúdo de polifenóis, o açaí contribui como vasoprotetor, antiangiogênico, antiaterogênico, vasorrelaxante e anti-hipertensivo, sendo considerando, portanto, como protetor da saúde cardíaca.
O açaí contém ainda fitosteróis, compostos amigos do coração. “Um deles chamado de β – Sitosterol, também apresenta benefícios no tratamento do câncer de próstata e controle do colesterol”, afirma o nutricionista.
3. Propriedades anti-inflamatórias
Outro benefício do açaí, destaca Vianna, é que ele possui propriedades anti-inflamatórias, podendo ajudar no alívio da dor e inflamação.
4. Muito nutritivo
Quer mais um motivo para inserir o açaí na sua alimentação? Vianna lembra que a fruta é fonte de fibras, gorduras boas (mono e poliinsaturadas), aminoácidos e minerais, como potássio, cálcio e magnésio.
Formas de consumo
De acordo com Vianna, essa fruta pode ser consumida seguindo a recomendação de ingestão mínima de 3 a 4 porções de frutas vermelhas por semana. A medida equivale em média a 3 xícaras de chá.
Vianna indica o consumo de açaí como ingrediente de sucos, vitaminas, smoothies, sobremesas saudáveis ou ainda incorporado às mais diversas preparações do cotidiano.
Cuidados no consumo do açaí
Se você pretende consumir o açaí ao natural, Vianna sugere evitar adição de açúcar ou xarope de guaraná. “Muitas pessoas acreditam que o açaí engorda, mas o problema não é a sua composição nutricional, e sim o que pode acompanhá-lo: xarope de guaraná, leite condensado, mel, entre outros. Uma maneira de aproveitar todos os seus benefícios e manter a saúde é substituir o xarope de guaraná por guaraná e adoçantes naturais como xilitol, além de usar acompanhamentos mais calóricos com moderação”, recomenda o nutricionista.
Outra dica importante referente ao consumo de açaí é prestar atenção nos estabelecimentos que trabalham com a fruta e verificar se eles são certificados pela Vigilância Sanitária. “Há relatos de contaminação de açaí com parasita transmissor da Doença de Chagas. No caso da polpa industrializada, o produto já passa por processos que eliminam qualquer possibilidade de sobrevivência do agente causador da doença”, finaliza Vianna.