Pesquisar
Close this search box.
>
>
O impacto da hidratação na performance física e mental

O impacto da hidratação na performance física e mental

O impacto da hidratação na saúde física e mental é um assunto de grande importância e que merece atenção redobrada de todos. Segundo algumas pesquisas realizadas sobre o assunto, a falta de água no organismo humano pode levar o indivíduo a óbito quatro vezes mais rápido do que por falta de comida, por exemplo. Além disso, o desempenho das funções musculares, intestinais e até mesmo cerebrais são muito melhores quando o corpo está bem hidratado.

A hidratação não é só importante para o funcionamento do corpo, mas também afeta diretamente na textura e aparência da pele. E mais do que isso, a ingestão de água tem um impacto significativo no desempenho das atividades físicas, indo das mais corriqueiras até as mais complexas.

Mas se você não sabe exatamente o que significa hidratar o corpo e o porquê isso é tão crucial para manter uma boa qualidade de vida e saúde, você está no lugar certo. Neste artigo vamos te mostrar a importância e os benefícios da hidratação, te ensinar a reconhecer quando seu corpo está precisando de água e como você deve se hidratar corretamente, tornando seus dias agradáveis e fazendo da sua saúde em geral uma parada só sua. Continue a leitura!

O que é hidratação?

A hidratação é crucial para manter o corpo funcionando de forma adequada. Isso ocorre uma vez que a água é essencial para o transporte e a distribuição de nutrientes importantes, tais como vitaminas, glicose, minerais e também oxigênio para as células. Como o corpo não consegue produzir água por conta própria, é então necessário repô-la regularmente para garantir a saúde e o bem-estar humano.

Qual o impacto da hidratação na saúde?

É muito importante destacarmos a necessidade de manter o corpo hidratado, pois diariamente, cerca de 2,6 litros de água são eliminados naturalmente pelo organismo, logo não é difícil imaginar o porquê devemos repor todo este líquido, né?

Porém, simplesmente ingerir uma grande quantidade de água não é o bastante para hidratar o corpo. Pois ao eliminar a água consumida, os minerais responsáveis por transportá-la para dentro das células, também conhecidos como eletrólitos, são consequentemente perdidos por igual.

Por isso, a hidratação adequada deve incluir a ingestão de eletrólitos, como por exemplo, potássio, fósforo, sódio, magnésio, cálcio e cloreto, além de água, é claro. Somente desta forma é possível repor os nutrientes perdidos e manter o corpo hidratado e funcionando regularmente.

Confira quais são os benefícios da hidratação para o corpo e para mente

Conhecer quais são as vantagens da hidratação pode te ajudar a compreender melhor a importância de manter o corpo sempre bem hidratado. Confira a seguir como a água influencia positivamente o funcionamento do organismo e pode trazer melhorias significativas para o seu corpo e mente.

Hidratação para atividade física

Para manter um bom desempenho durante a prática de atividades físicas, principalmente aquelas de alta intensidade, é essencial que o corpo esteja bem nutrido para produzir energia. E a hidratação é uma das formas de garantir isso, já que a água é, como já mencionamos anteriormente neste artigo, responsável pelo transporte de nutrientes para as células.

Inclusive, atletas são considerados um grupo de risco quando estamos falando de desidratação, uma vez que perdem uma quantidade grande de líquido enquanto praticam exercícios físicos, prejudicando diretamente performance e organismo. Há estudos que indicam que uma redução de até 2% do peso corporal por perda de água, chega a atingir até 10% no rendimento da atividade. Sendo assim, nada de esquecer a garrafinha nos treinos, hein. E se bater aquela fome, conte com as nossas barras de proteína para dar um gás a mais e tornar o momento de se exercitar em uma parada só sua, sem nenhum imprevisto indesejado.

Hidratação para o cérebro

A hidratação é crucial para o bom funcionamento também do cérebro humano, visto que este órgão é composto por cerca de 75% de água. Além disso, esse órgão é o responsável por processar uma grande quantidade de informações e, para isso, consome bastante energia. É aí que entra a água, que transporta os nutrientes necessários para fornecer a energia que o cérebro precisa para funcionar adequadamente.

A falta de hidratação pode afetar a concentração, a memória e outras funções cognitivas importantes. Isso ocorre porque as células cerebrais são muito sensíveis a mudanças e deficiências nutricionais que são fundamentais para o seu bom funcionamento. Deste modo, é bastante comum sintomas como falta de atenção, confusão mental e dores de cabeça aparecer quando o corpo estiver desidratado.

Hidratação para o organismo

Você já deve ter percebido que a hidratação é um elemento chave para que o organismo funcione de maneira correta. Afinal, ela afeta diretamente a atividade celular do indivíduo, além da digestão, a circulação sanguínea e os rins, entre outras funções importantes. Confira as principais abaixo:

Digestão: a ingestão de fibras e água é fundamental para absorver nutrientes e oxigênio. Sendo assim, a água consegue facilitar bastante neste processo de digestão;

Circulação: a circulação sanguínea torna-se mais fluida quando o corpo está hidratado, uma vez que a água tem o poder de tornar o sangue menos espesso. Logo, a pressão arterial e frequência cardíaca são diretamente beneficiadas.

Células: mantê-las hidratadas é essencial para absorver nutrientes e oxigênio de forma mais eficiente, ou seja, a água ajuda muito neste processo;

Rins: a água é uma grande aliada dos rins, ajudando-os a filtrar o sangue e a eliminar as toxinas e resíduos com mais facilidade.

Hidratação para a pele

Quando o corpo está desidratado, a produção do hormônio conhecido como vasopressina é estimulada, o que faz com que os rins retenham água e diminuam consideravelmente a quantidade de urina produzida.

Isso resulta na concentração de líquidos em áreas subcutâneas, o que pode levar ao aparecimento de edemas até imperfeições na pele, como a celulite, por exemplo. Além disso, a desidratação pode causar ressecamento na pele e também na boca, especialmente em casos leves e moderados da mesma.

Consequências da falta de água no organismo

A insuficiência de água no corpo pode trazer consequências negativas tanto para a saúde física quanto para a saúde mental, e você já deve ter percebido isso ao longo da leitura deste artigo. A desidratação afeta o metabolismo em geral, a capacidade de excreção de toxinas, a função de órgãos e a saúde do coração.

A desidratação mais severa pode ocorrer rapidamente em casos de doenças que aumentam a perda de líquidos, como viroses.

Mesmo em níveis mais leves, a desidratação pode levar a declínio cognitivo, e estudos mostram que algumas horas de atividade vigorosa em clima quente sem a ingestão de líquidos ou alimentos podem afetar significativamente a concentração.

A falta de água também pode agravar algumas condições de pele, como acne, caspa ou dermatite seborreica, e em casos graves, causar lesões ou feridas na pele.

Quais são os sinais de desidratação?

Abaixo trouxemos alguns sinais importantes apresentados pelo corpo humano para nos alertar sobre a desidratação. Dê só uma olhada:

  • Sensação constante de fome;
  • Dor de cabeça;
  • Boca seca;
  • Intestino preguiçoso;
  • Urina escura;
  • Lábios rachados;
  • Confusão mental;
  • Cansaço;
  • Constipação;
  • Mau hálito;
  • Retenção de líquidos;
  • Ganho de peso;
  • Letargia.

Quando o corpo não recebe água suficiente para atender às suas necessidades, esses sintomas podem aparecer e piorar com o tempo. É importante beber água regularmente ao longo do dia para evitar a desidratação e manter desta forma o organismo funcionando como deve. Então que tal tornar o seu momento de beber água em um hábito gostoso de pausa e cuidado com a saúde?

Alguns fatores que elevam a demanda de consumo de água

Algumas situações que favorecem a perda de líquidos e podem levar à desidratação, incluem:

  • Consumo de substâncias diuréticas;
  • Excesso de calor;
  • Faixas etárias extremas (como idosos e crianças);
  • Pessoas com diabetes;
  • Ambientes com temperaturas elevadas ou com ar condicionado.

Confira maneiras de hidratar o corpo além da água potável

Para além da água potável, existem outras alternativas que são capazes de saciar a sede e que podem complementar a hidratação, te auxiliando a manter a saúde em dia e a criar um hábito saudável. Algumas opções incluem:

  • Vegetais e frutas: esses alimentos são fontes de água, nutrientes e fibras, muitos dos quais contêm eletrólitos importantes para a hidratação;
  • Água de coco in natura: é uma opção muito saudável e refrescante, além de ser rica em cálcio, magnésio e potássio;
  • Bebidas hidratantes: bebidas que repõem sais minerais podem ser muito úteis, mas é importante verificar o rótulo para evitar o excesso de açúcar e procurar por opções ricas em sais minerais e também em ingredientes naturais;
  • Misturas para preparo de bebidas: há opções no mercado que contêm eletrólitos essenciais, além de minerais disponíveis capazes de complementar a hidratação e tornar a água mais saborosa, auxiliando aqueles que têm dificuldade em beber água potável;
  • Sais não refinados: adicionar sal do Himalaia ou flor de sal, às suas bebidas pode ajudar consideravelmente na absorção da água pelas células. #DicaNutry

Qual a quantidade ideal de água para consumir diariamente?

Frequentemente, é destacada a importância de manter-se hidratado, mas qual é a quantidade adequada de líquidos que deve ser consumida diariamente?

Segundo os especialistas, é recomendável ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia, porém essa quantidade pode ser influenciada por vários fatores, como o grau de atividade física, condições climáticas, padrão alimentar e estado de saúde.

  • Indivíduos que fazem exercícios físicos de alta intensidade precisam reabastecer seus níveis de hidratação com maior frequência;
  • Em regiões com temperaturas mais altas e umidade do ar baixa, o consumo de líquidos deve ser maior para evitar a desidratação;
  • Indivíduos que consomem grandes quantidades de sal também precisam aumentar a ingestão de água para manter o equilíbrio do organismo;

Além disso, em casos de febre, vômitos ou diarreia, é necessário ingerir quantidades maiores de líquidos para repor o que foi perdido pelo corpo. Por isso, é importante estar atento aos sinais de desidratação e garantir um consumo adequado de líquidos para manter a saúde física e mental em dia.

Vai uma água aí?

A água é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e, portanto, é fundamental que tenhamos o hábito de consumi-la regularmente. Então, se você ainda não o faz, nossa sugestão é que comece o quanto antes. Isso significa cuidar de si e garantir uma vida mais saudável e equilibrada, tanto física quanto mentalmente. Tornando momentos simples como os de beber água em uma parada só sua, aquela parada que só NUTRY!

Sendo assim, não subestime o poder da água e seus benefícios para a saúde. Ela é capaz de curar e revitalizar o organismo, mantendo-o em equilíbrio. Portanto, lembre-se sempre de cuidar de você e de sua hidratação.

Além disso, aproveite para visitar nosso site e conhecer nossos produtos, que podem ajudá-lo a manter-se saudável de forma prática e bastante conveniente.

Compartilhe

Conheça!

Outras dicas

Tabela nutricional

O impacto da hidratação na performance física e mental

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL / INFORMACIÓN NUTRICIONAL

100g

%VD*

No data was found

Encontre nossos parceiros

Encontre nossos parceiros