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Correr faz bem? Confira os principais benefícios da corrida

Correr faz bem? Confira os principais benefícios da corrida

Correr faz bem? Essa é uma pergunta que frequentemente surge quando pensamos em adotar uma rotina de exercícios. A corrida é uma das atividades físicas mais populares e acessíveis, afinal, basta colocar um tênis e vestir uma roupa bastante confortável para colocar as pernas para jogo. Mas será que ela realmente é benéfica para a saúde? Neste artigo, exploraremos os principais aspectos positivos que a corrida pode trazer para o corpo e mente.

A corrida, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas uma forma eficaz de melhorar a condição física e perder peso, mas também traz uma série de vantagens para o bem-estar geral. Desde o fortalecimento do sistema cardiovascular até a liberação de endorfinas, a prática regular da corrida pode proporcionar uma sensação de realização e bem-estar.

Então, prepare-se para descobrir os principais benefícios da corrida e, quem sabe, se inspirar para dar os primeiros passos rumo a uma vida mais ativa e saudável. Boa leitura!

Confira o porquê correr faz bem e quais são os 8 principais benefícios dessa prática

Caso a corrida seja algo que você nunca tenha experimentado ou ela ainda não esteja incorporada à sua rotina de exercícios físicos, trouxemos alguns ganhos positivos que vão inspirar você a começar hoje mesmo. Confira:

  • Aumenta a produtividade diária e a criatividade

Com certeza você já recebeu um conselho para dar uma caminhada e espairecer a mente quando se deparou com um problema aparentemente sem solução, certo? Pois é, isso se dá porque, ao praticar a corrida, você redireciona o foco das preocupações e consegue perceber detalhes que, à primeira vista, passaram despercebidos, além de ganhar uma dose extra de energia para ser ainda mais produtivo. 

Essa maior disposição resulta em uma maior produtividade tanto no trabalho quanto em projetos pessoais. É assim que pessoas ativas conseguem encaixar uma infinidade de compromissos em suas agendas estritamente apertadas, antes e depois de suas obrigações. Portanto, se os seus dias estão uma loucura de tantos afazeres por aí, que tal incluir uma pausa para a corrida e deixar a rotina mais leve? 

  • Manda o estresse para longe 

A corrida oferece uma maneira muito eficiente de liberar o estresse acumulado, mandando-o para bem longe. Ao movimentar o corpo intensamente, o cérebro é inundado com os chamados “hormônios do prazer”, como a endorfina e a dopamina, que rapidamente alteram o humor e afastam o estresse. 

Além disso, correr faz bem porque auxilia no combate diário desse mal que todos sofrem, pois essa prática prolonga o sentimento de bem-estar. A fórmula é simples: quanto mais você corre, mais seu corpo se adapta às sensações positivas e as armazena. Como resultado, enfrentar o estresse diário acaba se tornando uma tarefa bem mais fácil e tranquila. 

  • Espanta a fadiga 

Esse benefício pode parecer bastante contraditório, uma vez que o esforço físico irá aumentar consideravelmente com as corridas e obviamente você esperaria que isso fosse trazer mais cansaço e necessidade de descanso para seus dias, correto? No entanto, correr faz bem e permite que os corredores apresentem menos fadiga.

E essa diferença pode ser atribuída, em grande parte, novamente aos hormônios que promovem a felicidade. Pois, além de melhorarem o humor, esses hormônios liberam uma explosão de energia no corpo, mantendo-o produtivo por períodos prolongados.

Outro fator muito relevante é a melhoria na frequência cardíaca, que costuma ficar em torno de 60 bpm. Já as pessoas sedentárias requerem mais batimentos cardíacos para garantir a circulação sanguínea, ou seja, o organismo trabalha mais e o cansaço se torna uma constante na vida dos menos ativos. 

Um estilo de vida sem exercícios também leva a outros fatores que contribuem para a sensação constante de cansaço, como uma maior produção do hormônio do sono, a melatonina. Sabe quando você fica “cansado(a) de não fazer nada”? Pois é, está aí o motivo. 

  • Facilita o emagrecimento e o controle de peso

Correr faz bem principalmente pelos benefícios alcançados no processo de redução de peso. Isso acontece porque essa atividade física exige um alto esforço dos músculos, resultando em um elevado gasto calórico. Além disso, por ser predominantemente um exercício aeróbico, a corrida desencadeia uma série de reações no organismo que favorecem ainda mais a queima de calorias.

Outro ponto favorável das corridas intensas para o emagrecimento é o que alguns estudos denominam como efeito EPOC (sigla em inglês que significa Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-Exercício). Em resumo, significa que o corpo continua queimando calorias mesmo após o término do exercício. Ou seja, um benefício adicional para quem está em busca de perder peso de forma mais efetiva.

  • Minimiza a probabilidade de doenças crônicas

Que o sedentarismo representa uma das principais causas de doenças crônicas em todo mundo, não é segredo para ninguém, né? Mas o que muita gente ainda não sabe é que a prática regular de atividade física tem demonstrado ser eficaz na prevenção e combate de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares, obesidade e até certos tipos de câncer. 

Estudos conduzidos pela Associação Americana de Diabetes evidenciam que indivíduos que correm regularmente apresentam um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2. Em um desses estudos, homens entre 35 e 75 anos mostraram uma redução de até 95% nas chances de desenvolver a doença. Ou seja, não há como ter dúvidas de que correr faz bem.

Os cientistas, inclusive, atribuem esse benefício preventivo à redução da gordura corporal e à regulação do metabolismo, ambos promovidos pelo exercício físico. Esses fatores também têm um impacto direto na diminuição dos níveis de colesterol LDL, o que se torna um poderoso aliado para a saúde do coração. E aí, bora correr? Se a resposta for sim, experimente adicionar uma barra de proteína Whey Protein Bar como pré-treino para te dar um gás e ajudar a chegar ainda mais longe nos resultados.

  • Promove o fortalecimento dos ossos, músculos e articulações

O treino de corrida contribui para o aprimoramento das estruturas musculares envolvidas.

Ao contrário do que muitos atletas acreditam, a corrida não prejudica os joelhos e nem outras partes do corpo. Inclusive, uma análise minuciosa de 28 estudos sobre o tema desmente esse mito e aponta fortes evidências de que, na realidade, o exercício pode fortalecer os tecidos bem como as cartilagens do joelho, proporcionando desta maneira uma proteção contra o desgaste. 

Outras pesquisas também sugerem que correr faz bem e tem o potencial de aumentar a densidade óssea, beneficiando os atletas na prevenção de problemas como osteoporose e artrite. Segundo os resultados, esse efeito pode ser mais pronunciado quando as pessoas começam a correr durante a juventude, especialmente na adolescência. Então, se você ainda faz parte do time dos jovens, fica a dica para começar a correr o quanto antes.

  • Auxilia na concentração 

A corrida é uma prática que demanda concentração e determinação para vencer as barreiras do sedentarismo e da fadiga. Além disso, ao se engajar em um percurso, especialmente ao ar livre, é necessário manter o foco nos movimentos para evitar colisões com outras pessoas.

Esses esforços quase automáticos têm como resultado uma melhoria na concentração no cotidiano. O cérebro acaba sendo treinado para enxergar a perspectiva mais ampla em vez de focar apenas nos detalhes negativos, além de aprimorar a habilidade de lidar com as emoções para superar os desafios com mais eficiência. Portanto, não há dúvidas que correr faz bem para o corpo e mente. E sabe outra coisa que também é ótima para os dois? Nossa barra de cereal em um momento de pausa, ela dá uma sensação de saciedade incrível e tem sabores deliciosos com um baixo teor calórico, vale experimentar. #FicaADica

  • Dá um UP na autoestima

Surpreendentemente ou nem tanto, afinal já deu para perceber que correr faz bem de verdade, aqueles que iniciam a prática da corrida percebem não apenas melhorias no aspecto físico, mas também ganhos significativos em autoestima e autoconfiança. Além dos aspectos biológicos claramente envolvidos, ao progredir em um hobby ou atividade, a pessoa automaticamente passa a ter uma maior segurança em si. 

Sendo assim, os resultados obtidos com o acúmulo de experiência servem como poderosos estímulos. Eles impulsionam a vontade de correr mais longe, mais rápido ou até mesmo por períodos mais prolongados.

A autoconfiança conquistada por meio da corrida rapidamente se estende a outras áreas da vida. É provável inclusive que as pessoas ao redor notem essa mudança, resultando em mais oportunidades que surgem em seu caminho.

Dicas para criar o hábito de correr

Correr faz bem para a saúde, mas é fundamental lembrar que não basta apenas colocar um pé à frente do outro. É necessário ter os equipamentos adequados e ser paciente para construir uma base sólida nessa atividade. Afinal, se nos precipitarmos e avançarmos rápido demais, o risco de sofrer lesões é alto.

Dessa forma, é de grande importância buscar orientação profissional logo no início dessa jornada saudável, bem como tomar alguns cuidados básicos antes de se lançar de vez, na prática. Seguindo um plano adequado, saiba que todo o esforço será recompensado. A seguir, apresentamos algumas dicas valiosas para você dar os primeiros passos nesse mundo benéfico da corrida. Dá uma olhada: 

  • Faça um check-up: antes de iniciar qualquer atividade física, é essencial realizar exames clínicos e cardiológicos para detectar possíveis problemas de saúde. Pensando nisso, consulte um médico clínico geral ou cardiologista para fazer essa avaliação antes de começar a correr, e lembre-se de realizar check-ups anuais ou conforme orientação médica, mesmo se já for um corredor experiente. Essa precaução é crucial para mapear doenças cardiovasculares que podem representar riscos, já que a corrida exige muito do coração. A morte súbita de atletas, tanto profissionais quanto amadores, muitas vezes está associada a problemas congênitos desconhecidos, ressaltando a importância do acompanhamento frequente;
  • Tenha os equipamentos corretos: correr faz bem, mas escolher o tênis ideal pode ser uma dúvida para corredores iniciantes e experientes. O conforto e o amortecimento são essenciais, assim como conhecer o tipo de pisada. Além disso, o preço precisa ser acessível, então pesquise antes de comprar. O vestuário também é importante, opte por tecidos respiráveis que permitam secagem rápida. Desta forma, evite roupas apertadas para não correr o risco de sofrer com assaduras e bolhas. Já se quiser monitorar sua atividade, vale a pena investir em um relógio esportivo que meça frequência cardíaca, quilometragem, calorias e duração do treino. Esses dados ajudarão a acompanhar sua evolução no esporte. E é claro que não pode faltar uma boa barra de proteínas para te dar mais disposição na hora da corrida, então que tal saborear nossa deliciosa Whey Protein Crispy? São três sabores que unem cremosidade com a textura dos flocos crocantes, 9 gramas de proteína e com Whey em sua composição, oferecendo mais energia e sabor para os seus dias! 
  • Procure por um profissional especializado: nessa altura do texto, já deu para entender que correr faz bem, né? Mas é altamente recomendado buscar o auxílio de uma assessoria esportiva. Um treinador profissional poderá elaborar uma planilha de treino adequada ao seu condicionamento físico, considerando seus limites. Além disso, ele o ajudará a estabelecer metas alcançáveis a curto e longo prazo, monitorando seu progresso e corrigindo posturas e treinos complementares, tudo voltado à corrida. A assessoria esportiva também proporciona a oportunidade de fazer novos amigos com interesses semelhantes, oferecendo uma motivação extra para ir além em seus objetivos;
  • Tenha horários fixos para correr: uma forma eficaz de se envolver no esporte é estabelecer um horário específico para os treinos. Analise sua rotina e identifique o momento mais adequado para se dedicar à corrida. Algumas pessoas preferem treinar pela manhã para começar o dia com mais energia, enquanto outras podem encaixar uma corrida no horário do almoço ou após o trabalho. No início, sessões curtas de meia hora no esquema corrida-caminhada-corrida são suficientes para que o corpo se adapte ao estímulo e a atividade até que a mesma se torne um hábito; 
  • Invista em dias para descansar: o descanso também é fundamental no treinamento. O day-off na corrida permite que o corpo assimile o esforço dos treinos, fortalecendo a memória muscular e permitindo uma recuperação adequada para a próxima sessão, envolvendo articulações, coração, ossos e músculos. Além disso, uma boa noite de sono é igualmente importante pelos mesmos motivos do dia de descanso. Sendo assim, invista em momentos de pausa e transforme-os em uma parada só sua. E se precisar de uma ajudinha, conte com a nossa bananinha para adoçar a vida de uma maneira saudável enquanto curte seu dia sem treinos. 
  • Treinos de força são sempre bem-vindos: muitos corredores amadores negligenciam os exercícios de força, mas correr faz bem quando o fortalecimento também é parte da rotina. Alguns acreditam que a atividade compromete o desempenho, porém, é justamente o oposto: fazer força complementa e melhora suas habilidades na corrida, possibilitando uma evolução segura na quilometragem. Musculação, treinamento funcional e pilates são boas opções para fortalecer os músculos, fundamentais para proteger e estabilizar as articulações e ossos durante a corrida. A sugestão é apostar em, no mínimo, duas sessões semanais.

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Viu só como correr faz bem e oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental? Portanto, se você está buscando uma atividade que traga mais qualidade de vida e bem-estar, não hesite em calçar os tênis e começar a correr. E para se manter por dentro de outros assuntos relacionados a um estilo de vida saudável, bem-estar e nutrição, não deixe de acompanhar nosso blog. Lá, você encontrará dicas valiosas para alcançar uma vida mais equilibrada e feliz.

Aproveite essa jornada para cuidar de si, e lembre-se sempre de reservar um tempo para aquela parada só sua, aquela pausa que nutre corpo, alma e mente. 

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