Pesquisar
Close this search box.
>
>
Contar calorias: por que essa prática faz mal para o seu corpo e mente?

Contar calorias: por que essa prática faz mal para o seu corpo e mente?

Quando tratamos de reeducação alimentar e ações para perda de peso, é muito comum que as pessoas comecem a contar calorias a fim de tentar reduzi-las a qualquer custo. Porém, o que muita gente não imagina é que essa prática não é nada interessante para quem deseja ter uma vida mais saudável, indo muito além do emagrecimento em si. E pior do que isso, além de ser um comportamento ineficaz, ainda pode prejudicar a sua saúde, e não é isso o que você está procurando, né?

Isso normalmente acontece porque enxergamos a alimentação apenas como uma questão de ingestão de calorias e não como um momento gostoso de pausa para nutrir o corpo. Mas, hoje em dia, sabemos que essa é uma visão antiquada e que a nutrição envolve muitos outros fatores, como as necessidades de cada organismo e a qualidade dos alimentos que comemos.

Então, para explicar melhor qual a relação entre contar calorias e saúde e por que contá-las pode prejudicar seu corpo e mente, te impedindo de fazer da hora de se alimentar, um momento de parada só sua, trouxemos este artigo detalhado. Continue a leitura para descobrir!

O que são calorias?

De modo geral, o termo caloria é usado para se referir às quantidades de energia que cada um dos alimentos consumidos oferece ao organismo humano. E para você entender melhor, essa energia é produzida no interior das células, mais especificamente na organela citoplasmática, também conhecida como mitocôndria.

E é no interior da mitocôndria que o nutriente vindo dos carboidratos, lipídios e proteínas atua como uma espécie de combustível para queimar e ser convertido em energia, auxiliando no funcionamento do seu corpo. Ou seja, calorias são equivalentes à energia.

Segundo alguns especialistas e estudos recentes, em linhas gerais, homens considerados ativos devem consumir até 2.500 calorias por dia, enquanto as mulheres podem consumir no máximo 2.000. Isso porque o metabolismo masculino é mais acelerado quando comparado ao sexo oposto.

Será que contar calorias funciona no processo de emagrecimento?

Essa ideia de que contar calorias emagrece é uma coisa antiga e só é muito falada e usada pelas pessoas mundo afora porque basicamente as pessoas ainda entendem que a base do emagrecimento é ingerir menos calorias do que se gasta. Ou seja, contar calorias acaba sendo considerado um meio vantajoso e um caminho mais fácil para reduzir a indesejada gordura corporal. E de certo modo, é assim que funciona mesmo, mas isso está longe de ser uma forma saudável ou fácil de sustentar ao longo do tempo, na verdade, está bem longe disso, uma vez que se alimentar precisa ser o momento de uma pausa gostosa do seu dia.

Sem contar que perder peso nem sempre quer dizer que a pessoa emagreceu, e isso é muito importante ter em mente, uma vez que a pessoa pode estar pesando menos ao subir na balança, mas não está perdendo gordura, mas reduzindo suas medidas de massa muscular. E mais do que isso, muitas vezes um peso maior pode simplesmente significar que a pessoa ingeriu muito líquido, o que é uma coisa boa.

Outro ponto importante e que vale a atenção é o fato de que cada organismo metaboliza os nutrientes consumidos das mais diversas formas e isso varia por diferentes motivos, que podem ir desde questões genéticas até o estilo de vida e microbiota intestinal – que inclusive falaremos mais adiante. Sendo assim, é possível concluir que contar calorias está muito longe de ser realmente um método eficaz, principalmente para aqueles que buscam saúde, além da perda de peso.

Pense na seguinte situação: duas pessoas diferentes, marcando o mesmo peso na balança e taxas metabólicas muito distintas uma da outra. Neste caso, será que ambas perderão peso com uma dieta restritiva de apenas 1.000 calorias diárias? A gente te responde: não necessariamente, uma pode engordar muito enquanto a outra emagrece. Consegue entender o porquê de contar calorias pode te prejudicar?

Mas, afinal, qual é o maior problema no hábito de contar calorias?

Quando feito de forma cautelosa e simplesmente para cuidar melhor da saúde, não há nenhum problema, porém, esse cenário muda quando as pessoas passam a ficar apegadas pelo hábito e esquecem a única coisa que deve ser de fato uma preocupação: a qualidade dos alimentos.

Nessa onda de relógios que mostram as calorias gastas diariamente, as pessoas têm sido cada vez mais adeptas ao processo de contar calorias, podendo correr o risco de cortar demais esses nutrientes da alimentação e chegar a ter problemas mais sérios como, por exemplo, gatilhos de compulsão alimentar.

Quais são os 3 fatores que influenciam nosso gasto calórico?

De modo geral, é comum encontrarmos por aí especialistas que ainda usam o déficit calórico, ou seja, ingerir menos calorias do que o nosso corpo precisa para perder peso como estratégia de emagrecimento. Porém, não é bem assim que funciona, pois como já falamos neste artigo, muitos outros fatores podem influenciar o nosso gasto calórico, sendo preciso criar uma boa relação com a comida para conquistar os objetivos de forma saudável, fazendo dos momentos de alimentação uma parada só sua. Pensando nisso, abaixo vamos te apresentar três deles. Confira!

O metabolismo

Cada organismo tem uma espécie de ponto de ajuste que orienta e governa seu funcionamento, influenciando diretamente no peso corporal. E isso tem origem nas mais variadas questões, incluindo fatores comportamentais, ambientais e até mesmo genéticos.

Localizado na base do cérebro humano, o hipotálamo é uma estrutura fundamental para a regulação do metabolismo. E quando este entende que o organismo está passando por uma privação alimentar, passa a atuar na temperatura do corpo, evitando que o peso caia abaixo desse conhecido ponto de ajuste.

É por este motivo que muitas vezes as pessoas descobrem que o seu peso está estabilizado, mesmo passando por dietas malucas e restritivas, bem como uma grande quantidade de pessoas perde peso consideravelmente e de forma rápida ao cortar drasticamente a ingestão de calorias da alimentação e, logo depois, acabam recuperando tudo novamente, o que é conhecido como efeito sanfona, uma vez que o metabolismo encontra-se muito mais lento por causa da restrição alimentar.

Tipos de alimentos ingeridos

Outro fator que pode influenciar diretamente no seu gasto energético são as suas escolhas alimentares e engana-se quem pensa que isso se dá apenas pela quantidade de calorias consumidas. Aliás, aqui vai uma pergunta: você sabia que também gastamos energia ao ingerir alimentos? E não, você não leu errado, cerca de 10% do gasto energético do nosso organismo é usado na digestão e metabolização de todos os nutrientes da alimentação.

Segundo o que sugere um estudo realizado pela Science, os alimentos processados, tais como carnes salgadas e defumadas, queijos feitos com leite, sal e coalho, pães feitos de farinha, fermento e sal, compotas de frutas etc., podem estimular um maior consumo de calorias por meio da recompensa alimentar, quando comparados com alimentos considerados não processados.

Deste modo, contar calorias, apesar de uma estratégia bastante comum, não é a melhor opção para perder peso de forma correta. Sendo assim, melhor do que focar o conteúdo calórico, que tal comer alimentos de melhor qualidade, como os minimamente processados ou até mesmo os in natura? E se você precisar de mais energia para pesquisar sobre isso, que tal uma pausa acompanhado de uma deliciosa barra de cereal?

Microbiota intestinal

Vários microrganismos fazem morada no nosso intestino, e alguns tipos podem influenciar diretamente na quantidade de energia dos alimentos absorvidos. Sendo assim, alterações em nossa microbiota intestinal podem mudar nosso peso e contribuir no desenvolvimento de doenças como a obesidade, por exemplo, além de problemas de saúde como síndrome metabólica, diabetes e alergias.

Por que contar calorias pode prejudicar o emagrecimento?

Existem incontáveis mitos relacionados à contagem de calorias, pensando nisso, vale ressaltarmos neste conteúdo que uma baixa quantidade de calorias não tem absolutamente nada a ver com alimentos saudáveis. Essa informação só indica a medida de quanta energia determinado alimento oferece por refeição/porção.

Vamos a mais um exemplo prático para você entender melhor como funciona: 200 calorias de um alimento saudável são absorvidas pelo organismo de maneira muito diferente do que 200 calorias de alimentos processados, entende? E isso acontece porque esse tipo de alimento, bem como os ultraprocessados, tende a causar um estímulo de maior consumo de calorias quando comparado diretamente com alimentos in natura em sua composição nutricional e o quanto consegue promover a saciedade ao corpo humano.

Agora vamos à dúvida que não quer calar: como perder peso sem contar calorias?

Já deu para entender que o nosso organismo não funciona como uma simples equação matemática de somar e subtrair calorias, né? Sendo assim, precisamos de muito mais do que restrições alimentares e déficit calórico para viver nossa melhor versão. Por isso, listamos abaixo 5 dicas que vão te ajudar no processo de reeducação alimentar e a emagrecer – se essa for a sua vontade – sem colocar a saúde física e mental em risco. Dá uma olhada!

  • Escolha alimentos saudáveis: você pode optar por uma dieta low carb, por exemplo. Ela é disciplinada na redução de nutrientes como carboidratos, considerados macronutrientes, e prioriza o consumo de proteínas e gorduras boas como fonte de energia. E a baixa ingestão de carboidratos evita acúmulo de gordura corporal, vontade de açúcar, fadiga e aumento de fome. Desta maneira, a perda de peso e a disposição se tornam consequências positivas desse novo hábito alimentar, tornando o momento das refeições em uma parada só sua, gerando ganhos para o corpo e para a mente.
  • Treine regularmente: sempre alertamos em nosso blog sobre a importância de praticar atividade física regularmente, sendo um hábito que só traz benefícios para a vida das pessoas em curto e longo prazo. Manter o corpo em constante movimento gera benefícios como a aceleração do metabolismo, elevando o gasto calórico, aumento da capacidade cardiorrespiratória e estímulo ao emagrecimento de forma saudável, além de fortalecer ossos e músculos e aumentar consideravelmente os hormônios e neurotransmissores naturais associados à sensação de bem-estar. E se você não é daqueles que gostam de treinar em jejum, que tal uma barra de proteína para dar saciedade e uma dose extra de energia?
  • Hidrate-se: médicos e nutricionistas recomendam fortemente a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, pois além de melhorar o trânsito intestinal, auxiliando na desintoxicação do organismo – o que está diretamente relacionado à perda de peso – ainda ajuda na sensação de saciedade. Veja quantas coisas mais esse líquido pode fazer pelo seu corpo: melhora o sistema vascular e a saúde do coração, deixa a pele mais bonita, evita a prisão de ventre, turbina o rendimento em casa, no trabalho e nos esportes e evita memória fraca, falta de concentração e dores de cabeça. É incrível, né?
  • Tenha boas noites de sono: dormir não é apenas evitar as temidas olheiras, viu? Se não descansarmos corretamente e nos horários adequados, isso impacta diretamente o aumento da nossa vontade de comer alimentos mais calóricos. Sem contar que segundo estudos apontam, quem dorme pouco, acaba produzindo uma maior quantidade de cortisol e o resultado são as gordurinhas indesejadas.
  • Saiba lidar com o estresse diário: quando passamos por alguma situação desafiadora e que nos deixa nervosos, o nosso apetite aumenta e tendemos a comer alimentos mais calóricos, ricos em gordura e açúcar para compensar a tristeza ou então a ansiedade gerada. Isso acontece porque a tensão faz com que o organismo libere mais hormônios responsáveis pelo ganho de peso, como a adrenalina e cortisol. Por isso, é importante tentar ao máximo evitar situações estressantes e reações negativas. Vale a pena ter alguns momentos de pausa, comer alguma coisa saudável – o que você acha de testar uma receita prática com aveia e dividir com os familiares e amigos?

Agora que você já sabe que contar calorias para emagrecer sem se preocupar com a qualidade dos alimentos é uma grande bobeira, e que o fundamental mesmo é manter uma alimentação mais equilibrada e de qualidade, conte com os produtos Nutry para facilitar o seu dia a dia e deixar sua rotina muito mais gostosa. E lembre-se, durante a correria entre um compromisso e outro, vale a pena comer uma barrinha e fazer desse momento uma parada só sua!

Compartilhe

Conheça!

Outras dicas

Tabela nutricional

Contar calorias: por que essa prática faz mal para o seu corpo e mente?

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL / INFORMACIÓN NUTRICIONAL

100g

%VD*

No data was found

Encontre nossos parceiros

Encontre nossos parceiros