A proteína é um nutriente bastante popular entre atletas, bodybuilders e pessoas que se preocupam com a saúde dos músculos e, principalmente, com ganho de massa magra. Porém, engana-se quem pensa que a dieta rica nessa substância é importante apenas para aqueles que desejam um estilo de vida fitness. Até porque, a proteína é considerada um nutriente muito nobre, participando de diversas funções vitais.
O consumo de proteínas participa ativamente da formação das células de defesa, da transmissão de impulsos nervosos, das reações enzimáticas, da diferenciação e também do crescimento e reparo dos tecidos. Então, se você deseja saber mais sobre como as proteínas podem ajudar a sua saúde, dieta diária de modo geral e fazer com que você tenha momentos de uma parada só sua, este artigo vai te ajudar. Confira e tenha uma boa leitura!
Proteína: um nutriente poderoso
As proteínas são uma parte importante de todas as células do corpo humano. Os cabelos e unhas, por exemplo, são feitos delas. O nosso corpo também as usa para construir e reparar tecidos, produzir hormônios, enzimas e outras substâncias químicas. Elas também são um componente de músculos, cartilagens, ossos, sangue e pele.
Juntamente com os carboidratos e a gordura, a proteína é considerada um macronutriente, significando que o corpo precisa de quantidades relativamente altas para se manter funcionando. Os minerais e as vitaminas, em contrapartida, são chamados de micronutrientes.
Porém, diferentemente dos carboidratos e gorduras, o corpo não é acostumado a armazenar proteínas. Por este motivo, o organismo não possui um reservatório para recorrer quando necessita de um novo suprimento. Sendo assim, o consumo de proteínas pela dieta em quantidades recomendadas é considerado fundamental para o funcionamento adequado da estrutura física.
Quais são os tipos de proteínas
As proteínas são classificadas em três grupos principais, sendo eles:
- Proteínas globulares: essas são as proteínas que trabalham em meio aquoso, como, por exemplo, as enzimas e os anticorpos.
- Proteínas da membrana: são aquelas que trabalham na membrana celular, como seu próprio nome diz, e desempenham funções como sinalização e transporte de membrana.
- Proteínas fibrosas: são proteínas estruturadas, comumente encontradas nos músculos, ligamentos e ossos, como a queratina, que se encontram presente nas unhas e cabelos ou colágeno que está presente na pele.
10 benefícios do consumo de proteínas
Veja a seguir uma lista que separamos para te mostrar por que os nutricionistas recomendam o consumo de proteínas, mesmo nas dietas mais restritivas.
Manter cabelos e pele saudáveis
As proteínas são os nutrientes responsáveis pela formação do colágeno, substância que dá mais firmeza à pele, previne rugas e marcas de expressão. Além disso, a queratina, que é o principal componente dos cabelos, também é uma proteína e, desta maneira, para que os fios fiquem mais saudáveis, eles necessitam deste nutriente.
É importante lembrar que alimentos como ovos e carne são naturalmente ricos em proteínas, e por este motivo são os principais responsáveis por produzir queratina e colágeno, não sendo necessário focar o consumo em alimentos ou suplementos, por exemplo. Porém, se a correria do dia a dia apertar por aí, faça uma pausa e a transforme em uma parada só sua, experimentando uma barra Whey Protein Bar, com 12 gramas de proteína e sem glúten.
Produzir massa muscular
As proteínas são nutrientes essenciais para o aumento e manutenção de massa muscular, uma vez que para o músculo crescer é necessário ter, além da prática de atividade física regular, um consumo adequado de boas proteínas, como as encontradas em alimentos de origem animal: frango, ovos e carnes.
Porém, a quantidade do consumo diário de proteínas para ter hipertrofia costuma variar conforme o peso, tipo e quantidade de atividade física praticada pela pessoa, combinado?
Manter um bom sistema nervoso
Os chamados neurotransmissores, como a acetilcolina e adrenalina, são feitos de proteínas e são os responsáveis por transmitirem os impulsos nervosos que geram as emoções, pensamentos e também os comandos que fazem todo o organismo funcionar e se movimentar corretamente. Então, se as ideias criativas não estiverem aparecendo por aí, que tal uma Crispy Protein Bar, com 9 gramas de proteína, para fazer do seu momento criativo uma parada só sua!?
Produzir anticorpos
Os anticorpos, assim como as células de defesa do organismo, também são compostos por proteínas, sabia? E sem a ingestão adequada desse nutriente, o sistema imunológico acaba enfraquecido, deixando o organismo mais suscetível a infecções e doenças em geral.
Além do consumo adequado de proteínas, outros nutrientes, como zinco, ômega 3 e selênio também são importantes para manter uma boa imunidade.
Transportar oxigênio
Os glóbulos vermelhos são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue. E são formados por proteínas, fazendo com que um baixo consumo desse nutriente possa causar sérios problemas, como, por exemplo, fraqueza, palidez, falta de disposição e anemia.
Equilibrar hormônios
O que talvez você ainda não saiba é que os hormônios também são substâncias formadas por proteínas. E é por este motivo que para manter um bom equilíbrio hormonal é necessário consumir adequadamente alimentos ricos neste nutriente.
Problemas bastante conhecidos como a Síndrome dos Ovários Policísticos, ansiedade ou estresse podem ser facilmente causados por alterações hormonais. Por isso, manter uma alimentação equilibrada é importante para melhorar os sintomas e tratar essas e outras doenças.
Recuperação de feridas e cirurgias
As proteínas são a principal base da formação de novos tecidos, logo elas se fazem necessárias na dieta de pessoas que precisam se recuperar de problemas como cortes cirúrgicos e feridas.
As proteínas formam partes essenciais do corpo, como vasos sanguíneos, células, tecido conjuntivo, pele e colágeno, sendo assim, é muito importante ter um consumo de proteínas adequado, principalmente após grandes cirurgias, como transplantes de órgãos e cirurgias cardíacas. Então, se você está passando por algo parecido por aí, mas não anda com muito apetite, nossas barras de proteína podem te ajudar nesta missão, ainda fazendo da sua recuperação uma parada só sua.
Digerir e absorver alimentos
As enzimas digestivas e o suco gástrico são formados por proteínas e são os responsáveis por quebrar os alimentos em partículas menores para serem absorvidas pelo intestino.
E mais do que isso, as células do intestino possuem transportadores formados por proteínas e funcionam como portas que permitem a entrada dos nutrientes digeridos no organismo.
Manter a saúde das articulações
As articulações são formadas pelos tendões e possuem uma grande presença de colágeno, que funciona como um amortecedor entre os ossos, evitando o desgaste e o aparecimento de dores.
Logo, como o colágeno é feito de proteínas, elas também são muito importantes para manter uma boa saúde das articulações e prevenir lesões muito comuns na prática de exercícios físicos, principalmente aqueles que tendem a forçar mais as articulações. Então, se você é daqueles que fazem da atividade física uma parada só sua, que tal incluir uma barra de proteínas leve e saborosa antes do treino?
Fornecer energia
Além das gorduras e carboidratos, o consumo de proteínas também pode ser utilizado como substrato para produzir energia no organismo e inclusive regular a glicemia, especialmente para os casos de dietas pobres em carboidratos, sabia?
Pois é, cada grama de proteína fornece 4 kcal, ou seja, a mesma quantidade que os carboidratos fornecem.
Qual a quantidade de proteína que se deve consumir diariamente?
A quantidade diária do consumo de proteínas costuma variar conforme o peso do indivíduo, bem como a atividade física praticada. Vamos a alguns exemplos.
- Adulto que não pratica atividade física: costuma precisar de 0,8 g de proteína por cada quilo de seu próprio peso.
- Adulto que pratica atividade física leve: necessita de 1,1 a 1,6 g de proteína por quilo de seu próprio peso.
- Adulto praticante de musculação: precisa de 1,5 a 2 g de proteína por quilo de seu próprio peso.
Ou seja, isso significa que uma pessoa que pratica musculação com 70 kg precisa ingerir, em média, entre 105 e 140 gramas de proteína diariamente, que obviamente deve ser distribuída entre as refeições para alcançar um bom resultado de produção e manutenção de massa muscular.
E se o assunto é consumo de proteínas, você pode contar com a gente! Nossas barras de proteína têm Whey na sua composição, a fim de dar aquele UP na sua energia. E se você está buscando outros nutrientes, nossa barra de cereal ou a deliciosa barra de fruta também podem ser a salvação entre um afazer e outro. Todos os nossos produtos são saudáveis e poderosos para tornar a sua rotina uma parada só sua, aquela parada que só NUTRY.