Confira as nossas dicas para começar esse exercício capaz de contribuir com a sua saúde, fortalecer sua musculatura e reduzir o estresse e a ansiedade.
Que a corrida é uma atividade física capaz de melhorar a sua saúde física e mental, você provavelmente já sabia, mas como dar os primeiros passos nessa modalidade? Afinal, não é de um dia para o outro que você irá calçar seus tênis e correr 5 quilômetros. Mas, seguindo algumas dicas simples que a Nutry preparou, você poderá iniciar esse novo exercício com muita energia.
A escolha do tênis
Um shorts confortável e uma camiseta leve são o bastante para quem deseja dar os primeiros passos na corrida. Mas a escolha de um par de tênis adequado é fundamental para evitar lesões e conquistar seus primeiros quilômetros com conforto e bom desempenho.
E como encontrar o calçado ideal?
- Bom amortecimento: além de proporcionar conforto, protege suas articulações;
- Solado largo: auxilia na estabilidade e em uma movimentação mais natural, minimizando os impactos, especialmente neste momento em que a musculatura do tornozelo não está 100% preparada para as corridas;
- Flexibilidade: um ótimo teste para o momento de compra é torcer o calçado em diversas direções. Se o tênis não for flexível, ele pode dificultar os movimentos naturais do pé.
O local importa
Seja ao ar livre ou na esteira, escolher o local certo para a sua corrida é fundamental. Se deseja evitar espaços fechados, um terreno plano, sem buracos ou elevações é a melhor escolha para os primeiros contatos com esse esporte. Deixe as subidas e descidas para quando se tornar um corredor mais experiente.
Parques e praças costumam ter um terreno mais plano e melhor pavimentado, além de proporcionar maior segurança e estrutura aos corredores.
A alimentação é essencial
Equilíbrio é a palavra-chave: uma alimentação balanceada, com ingestão de frutas, legumes, proteínas e, claro, muita água, deve fazer parte do seu dia a dia para garantir toda a energia necessária durante a atividade.
Uma excelente opção para o treino são as Crispy Protein Bars, barrinhas de proteína da Nutry com sabores de dar água na boca, como chocolate ao leite, cookies and cream e pasta de amendoim. Elas contam com 9 gramas de proteína para proporcionar aquela energia extra que toda corrida exige. E, além de todos os benefícios, são práticas para levar ao treino e deliciosas!
Aplicativos podem ajudar
Correr é uma atividade completamente ligada ao mundo offline, mas algumas soluções online podem ajudar (e muito) no seu desempenho.
Baixe um aplicativo de corrida capaz de rastrear seus movimentos e registrar a sua performance. Diversos apps, como o Strava, Runtastic, Nike+ Running e Adidas Running, trazem também dicas e auxiliam durante a prática do exercício. Outro ponto positivo: ao final de uma série de treinos, você é capaz de acompanhar a sua evolução.
Preparar uma playlist dedicada à corrida também é uma ótima maneira de animar o seu treino, afinal, nada como correr embalado por uma trilha sonora repleta de energia, não é mesmo?
Encontre e respeite o seu ritmo
O seu primeiro dia de treino não será aquele com o melhor tempo registrado. Você, provavelmente, nem será capaz de finalizar 5 quilômetros correndo de primeira e o plano não deve ser esse. Por isso, vale seguir um plano estruturado:
- Inicie com treinos de menor duração: até 30 minutos intercalando 4 minutos de caminhada com 1 minuto de corrida;
- Semanalmente, diminua o tempo andando e aumente a corrida, até se sentir confortável para deixar a caminhada completamente de lado;
- Gradualmente, aumente o tempo de treino e a quilometragem percorrida;
- Inclua dias de descanso entre os treinos para auxiliar na adaptação do seu físico.
E, lembre-se: respeitar os limites do seu corpo durante essa nova atividade é essencial para evitar lesões e manter você sempre motivado.
Pronto para a sua primeira corrida? Deixe um comentário e nos siga nas redes sociais para mais dicas como essas!