frutas-vermelhas-nutry-super-frutas-para-a-sua-saude

Superfrutas: o que elas podem fazer pela sua saúde? 

Descubra o que são as superfrutas e quais benefícios elas oferecem para a sua saúde

Você já ouviu falar no termo “superfrutas”?  Algumas frutas ganham este nome especial graças às suas propriedades funcionais (benefícios fisiológicos e/ou metabólicos), segundo explica Rodrigo Vianna, nutricionista e personal diet formado pela Universidade de Vila Velha (UVV-ES). Dentre os alimentos que se encaixam nesta categoria, estão as frutas vermelhas, uva, açaí, cranberry, goji berry, cereja, framboesa, amora e morango.

Propriedades das superfrutas

Mas, o que as superfrutas têm de tão especial? De acordo com Vianna, elas são fonte de inúmeros nutrientes e fibras e são principalmente conhecidas pelo alto conteúdo de flavonoides, antocianinas e outros antioxidantes. “Elas também possuem substâncias anti-inflamatórias, que conferem inúmeros benefícios para a saúde e performance física e estética”, explica Vianna.

>> Leia também: Fibras solúveis e fibras insolúveis: você sabe a diferença?

Para medir a capacidade antioxidante dos alimentos, os cientistas usam o Índice ORAC (capacidade de absorção dos radicais oxigenados). “Quanto maior este índice, maior o potencial antioxidante do alimento. O açaí possui um dos maiores valores ORAC conhecidos até o momento, encontrando-se no topo do ranking na atualidade”, afirma Vianna.

tigela-de-acai-nutry-super-frutas-para-a-sua-saude

Formas de consumo das superfrutas 

Quer saber como incluir as superfrutas na sua dieta? Vianna recomenda que seu consumo seja orientado preferencialmente por um nutricionista, que irá incluir na rotina alimentar as superfrutas, adequando quantidades e considerando hábitos e preferências individuais.

“O consumo regular é muito importante para obter todos os seus benefícios. Por este motivo, sugere-se uma ingestão mínima de 3 a 4 porções de frutas vermelhas por semana (em média 3 xícaras de chá). É importante dar preferência às frutas orgânicas (especialmente aquelas que costumam receber uma maior carga de agrotóxicos no plantio não orgânico, como o morango), pois são mais nutritivas, saborosas e saudáveis (para o consumidor e para o planeta)”, indica.

cranberry-nutry-super-frutas-para-a-sua-saude

>> Leia também: Banana: 5 motivos para consumir a fruta no dia a dia

De acordo com Vianna, o melhor de tudo isso é que as superfrutas podem ser consumidas de diversas formas: natura, secas ou congeladas, utilizadas no preparo de sucos, smoothies, vitaminas, sobremesas ou incorporadas às mais diversas preparações do cotidiano.

Cuidados no consumo

Vianna lembra que alimentação deve ser assim: personalizada. Alguns alimentos considerados saudáveis para uns podem ser um “veneno” para outros. “Para ilustrar, podemos citar frutas vermelhas (berries) como amora, cereja e goji berry. Elas são ricas em FODMAPs, carboidratos fermentáveis que podem ser mal absorvidos por algumas pessoas, causando inchaço, gases, constipação, diarreia ou dor abdominal”, alerta. Por isso, coloque em sua lista de prioridades uma consulta médica e/ou com nutricionista, para manter sempre a sua saúde e alimentação adequada para o seu bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *