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Repouso após exercícios físicos: por que ele é indispensável?

Descubra o tempo necessário para recuperação do organismo após praticar atividades físicas

Ao realizar exercícios físicos, qual é o tempo de descanso que você costuma dar até a próxima prática? Um dia? Dois? Ou nenhum? De acordo com a personal trainer Carina Rosin, do programa Noiva em Forma, o ideal é ter 48 horas de repouso para que sua fibra muscular se regenere completamente.

“Quando fazemos exercícios, rompemos as fibras musculares. Isso gera uma inflamação muscular e aí depois disso a gente faz a regeneração muscular. Toda vez que a gente faz um trabalho muscular intenso, de acordo com a literatura, o ideal é que você dê 48 horas de descanso para essa regeneração muscular”, explica Carina.

Esse descanso vale para qualquer esporte. “Mas, infelizmente, atletas de alto rendimento praticamente não têm esse descanso de 48 horas. Então o corpo sofre adaptações para que eles possam fazer mais treinos. Além disso, eles realizam programas recuperativos como fisioterapia e massagem para que essa musculatura também se regenere mais rápido. Os profissionais possuem um outro ‘time’, é muito diferente dos atletas amadores”, pontua a personal trainer.

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Benefícios do repouso após exercícios físicos

Segundo Carina, dentre os benefícios do descanso estão a recuperação muscular e o ganho muscular de massa magra. “Isso acontece por conta do aumento dos sarcômeros, isto é, o tamanho da grossura da sua fibra muscular. Ou seja, há um aumento do músculo (que é o ganho de massa magra)”, justifica.

Caso não haja um descanso adequado, a personal trainer alerta que a pessoa pode se sentir muito cansada ou ter um rendimento muito menor do que teria normalmente. Em casos mais drásticos, pode ocorrer, inclusive, alguma lesão. “É o que chamamos de over training, quando a pessoa treina demais, não tem tempo de descanso e acaba tendo uma lesão por conta disso”, pontua Carina.

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Como fazer o repouso?

O repouso deve ser sempre respeitado de 48 horas, mas podendo ser até 24 horas dependendo do grau de treinamento e do tipo de treino que a pessoa está fazendo no momento. “Vai depender muito, porque há diferentes tipos de treino – de força, de resistência, de hipertrofia (ganho de massa magra, visando o crescimento muscular), etc. E cada um deles requer um tipo de repouso. Os treinos de hipertrofia, por exemplo, geralmente precisam até mais do que 48 horas se forem muito pesados”, esclarece Carina.

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Para quem pratica musculação diariamente, por exemplo, é importante alternar os grupos musculares – não só perna com braço, mas também o tipo de treino que é realizado. “É possível dividir em três ou quatro tipos de treino, dependendo do seu grau de treinamento. Se você é iniciante, então é possível fazer um dia perna, no outro braço e no outro faz descanso só com aeróbio. É uma metodologia que a gente usa. Conforme você vai ficando mais treinado, você vai dividindo seu treino em mais vezes, porque você precisa de uma recuperação maior para aquele músculo. Quando você tem um treino mais intenso, com mais carga, a sua recuperação precisa ser maior”, finaliza a personal trainer.

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