nao-pule-refeicoes-castanhas-nuts-nozes-amendoim-amendoas

Por que pular refeições pode ser prejudicial à saúde?

Veja dicas práticas e rápidas para comer bem mesmo com a correria do dia a dia

Quantas vezes por dia você se alimenta? Já reparou que quando pula uma das refeições que está acostumado a fazer, você sente muito mais fome na hora em que vai comer?

Esta é apenas uma das consequências de pular refeições ao longo do dia. De acordo com a nutricionista Thayana Albuquerque, normalmente quando pulamos as refeições o nosso organismo causa um apetite maior que o normal horas mais tarde, principalmente no final do dia. “Isso pode levar as pessoas a escolherem lanches mais rápidos, trazendo consequências para as mesmas, como ganho de peso, baixos nutrientes adequados para o organismo e acúmulo maior de gordura. Mas algumas pessoas realmente não sentem fome entre as principais refeições, isto varia muito com o gasto energético de cada um”, pontua.

Mariana Oliveira, nutricionista da AzimuteMed, concorda: “Na próxima refeição, a tendência é comermos uma quantidade maior do que deveríamos e cheia do que chamamos de ‘calorias vazias’, que são alimentos muito calóricos, mas de pouco valor nutricional”.

não-pule-refeicoes-lanches-rapidos-sanduiches-frutas

Qual é a quantidade refeições indicadas ao longo do dia?

Para não haver um desequilíbrio entre as refeições, Mariana indica que elas sejam feitas a cada 3 ou 4 horas. “Isso deve ser adequado a rotina de cada um. As refeições no dia devem ser café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar”, explica. Thayana recomenda que as refeições sejam realizadas sempre que as pessoas sentirem a fome real (quando o estômago começa a roncar). “Isso normalmente acontece de três em três horas, totalizando de 4 a 6 refeições. As refeições principais são as mais importantes para adquirir os nutrientes necessários que o organismo necessita”, esclarece.

É importante também que as refeições sejam adaptadas ao dia a dia de cada um. “Para uma pessoa que costuma acordar muito cedo e já faz a primeira refeição do dia, um lanche da manhã cai muito bem, já que até o almoço ela ficaria com muita fome. O mesmo vale para quem acorda mais tarde e vai fazer o café da manhã no meio da manhã. Esta pessoa provavelmente almoçará mais tarde, e vai adequando as refeições”, comenta Thayana.

Opções de lanches

Se você tem uma vida bastante atribulada, com reuniões e muitas horas no trânsito, o ideal é levar lanches que podem ser consumidos em qualquer lugar. “As melhores opções para compor essa refeição seriam alimentos mais práticos, como frutas, oleaginosas, sanduíches naturais que já podemos trazer feitos de casa, iogurte natural e bolachas integrais”, recomenda Thayana. Dentre as frutas, Mariana indica aquelas que não estejam tão maduras e que são fáceis de consumir, como maçã, banana, uva ou morango. Outra opção indicada pela nutricionista são as frutas secas (damasco, uva passa, tâmara), castanhas e amêndoas. “Elas não ocupam muito espaço e dão saciedade nos intervalos entre as refeições maiores”, aponta Mariana.

·         Leia também: Sementes andinas: por que você deve incluí-las no cardápio

“Esses alimentos, além de proporcionarem praticidade no consumo, não exigem utensílios muito específicos. Eles ainda possuem nutrientes essenciais para nosso organismo, como vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e gorduras boas, que irão nos dar energia para continuar as tarefas do dia, além de contribuírem para que não haja um intervalo muito grande entre uma refeição e outra”, declara Thayana.

Por que pular refeições pode ser prejudicial à saúde?

Outra dica de Mariana para quem tem uma vida agitada é levar uma bolsa térmica. “Nela é possível colocar iogurte, lanches rápidos (pão de forma integral, queijo branco e tomate, por exemplo), suco natural e saladinhas práticas, como tomate cereja e cenoura ralada”, indica.

Veja também

>> Conheça as Barras de Nuts da Nutry, feitas com oleaginosas selecionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *